Conceito

Minha querida sócia e parceira da Mito Freelance, a Marianna, tem deixado dicas bem interessantes aqui no blog. Ela tem um conhecimento e experiência grandes na área e muitas informações práticas para dividir com vocês. Eu, como sou mais teórica, devo falar um pouco mais sobre processos, métodos, estruturas e fontes para aprofundar seus conhecimentos.

Algo muito importante para a criação de determinadas peças, como logotipos, projetos gráficos, identidade visual e campanhas publicitárias é o conceito. Este é o tema de hoje. O conceito é aquela idéia que vai sintetizar todas as sensações, impressões, estilo, aparência e finalidade de uma comunicação. A partir de um conceito podemos criar peças complexas com a certeza de que iremos satisfazer a grande parte das expectativas do cliente com a criação.

Determinar um conceito não é tarefa fácil. É preciso intuição, perspicácia, bagagem cultural e visual, além de entender o objetivo do cliente com o que ele te pede para criar. Depois de fazer um briefing, pesquisar a concorrência e o público alvo da empresa ou pessoa que solicita o serviço é interessante des-organizar as idéias na sua cabeça, até chegar em uma palavra ou frase que resuma as coisas mais importantes a serem comunicadas, bem como a forma que estas coisas devem tomar. Para isto você pode usar alguma ferramenta de mapas mentais, como o XMind, por exemplo, que é gratuito e ainda pode ser aproveitado para se planejar a estrutura ou o mapa de um site.

O processo é simples: escreva toda e qualquer palavra chave ou informação relevante que vier à sua cabeça quando pensa sobre o trabalho a ser feito. Depois, tente resumir tudo aquilo na palavra chave mais importante, que condensa a maioria das outras coisas pensadas. Este, provavelmente, é o conceito. Quando estiver criando a arte, se tiver dúvidas sobre usar ou não determinada cor, imagem, ou fonte, volte ao conceito e veja se o elemento combina ou se encaixa nele. Não tem nada a ver? Mude. Escolha outra fonte, troque as cores, analise a peça como um todo e pense novamente no conceito. Tudo certinho? Apresente ao seu cliente e fique feliz, pois ele vai pedir pouquíssimas alterações (com exceção dos clientes indecisos e mais exigentes, que podem pedir diversas alterações, mesmo quando você tem plena certeza que a arte está perfeita e funcional).
Anúncios

2 respostas em “Conceito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s