Cartaz – E agora?

É comum aparecer uma maré de interrogações na cabeça quando vamos fazer um cartaz. Muita informação, muita imagem, pouco espaço… e agora?

Algumas dicas podem ajudar a resolver:

Cartazes quase nunca serão minimalistas… Exceto cartazes de filme, que geralmente agrupam grande quantidade de informação em letras pequenas na base da arte… veja bem: GERALMENTE! (lembre-se: Inovar é preciso e necessário, desde que racionalmente!)

Selecionando as informações principais

Embora o cartaz ao lado tenha uma quantidade média de informações, ainda assim costuma ser difícil conciliar a disposição delas, dando o devido valor as mais importantes.

Primeiro pese o que precisa ter maior destaque:

Nome do evento, empresa que está realizando o evento, data, banda, artista ou atração principal.

Essas informações aparecerão em destaque, juntamente com as imagens que ligam a ela. No caso do nosso cartaz, o foco era a banda Claro Enigma. Escolhemos centralizar a foto da banda no cartaz e diagramar os outros elementos ao redor.

Informações secundárias

Informações secundárias são aquelas que vem em menor destaque, menor tamanho e em cores um pouco mais chamativas para, mesmo sendo menores, atraírem a atenção do leitor.

Seriam elas outras bandas ou eventos (no nosso caso, o DJ), promoções, valores, informações especificas e que são necessárias.

Essas informações, geralmente, aparecem na parte inferior do cartaz, em tamanho menor e fontes mais sólidas.

Outras informações

Textos como Postos de vendas, apoio, patrocinadores, aparecem com menor destaque. São praticamente dados fixos, que precisam constar e que não precisam funcionar como “chamariz”. São notícias que se vendem por si só, que serão de interesse do leitor. Alguns clientes te pedirão para colocar o apoio ou patrocinador em maior destaque, mas isso varia de acordo da participação do mesmo no evento, se é expressiva ou nem tanto… se é um apoio extremamente importante ou exigente.

Suas Informações pessoais

Agora vem as menores letras do cartaz. Não que não tenham importância, mas que serão procuradas apenas pelas pessoas que realmente procuram aquela informação. Isso não quer dizer que em um cartaz A2 você irá colocar uma letra Arial 3pt para o nome e os dados da agencia de eventos! Lembre-se: Bom senso é algo fundamental!

Uma dica é não passar do tamanho 24. O que irá mandar na fonte é o tamanho do cartaz.

Não se esqueça de se promover! Colocar sua logomarca e seu contato é importante… É uma forma de fazer o seu merchan e divulgar seu trabalho! Mas é claro que você não colocará seus dados maior do que os do seu cliente, né?!?!

Não se assuste se encontrar clientes que falem “o que é isso???” quando lerem o seu humilde numerozinho ao lado da arte! Existem sim clientes assim…

A Impressão…

O ultimo e que, na grande maioria das vezes, gera muitas dores de cabeça para o designer e o cliente é a impressão. Escolha uma gráfica de qualidade. Não adianta escolher a que tem o “precinho camarada” e a qualidade sai meia boca. Isso vale também para os nossos senhores clientes!

O preço nem sempre é o diferencial, caros amigos!

Você é o que você vende! Se você paga pouco por um material bem feito é perfeito! Porém, abrir mão da qualidade em função do preço (que geralmente tem pequena diferença) é abrir mão do seu cliente!

Outras informações

Evite fazer cartazes com gramatura menor que 120 gr. Gramaturas menores dificultaram o manusei e terão uma durabilidade muito menor.

Evite usar fontes serifadas. Elas dificultam a leitura rápida.

Use cores! Elas são válidas e vão te ajudar a dividir e qualificar as informações! Mas com bom senso, ok?

É sempre válido consultar outros cartazes. Não estou incentivando a cópia, mas acredito que todos os designers que se prezam tem uma bagagem visual boa!

No mais é isso! Mais duvidas: mitofreela@gmail.com!

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